segunda-feira, 15 de março de 2010

SPED


Instituído por meio do Decreto nº 6.022/2007, o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais, dentro de um formato digital específico e padronizado.
Esse sistema permitirá às autoridades fiscais atuar de forma integrada e com maior visibilidade e capacidade de análise de dados e informações fornecidos pelas empresas.
Ressalta-se também que esta inovação consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
Conheça as vantagens e desvantagens do Sistema Público de Escrituração Digital
Benefícios aos Contribuintes e Fisco:
- Contribuintes:

-> Dispensa do Sintegra;
-> Simplificação do preenchimento das declarações apresentadas ao Fisco;
-> Elimina possível redundância de informações;
-> Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel (fator de extrema importância para a questão ecológica);
-> Notas Fiscais Eletrônicas;
- Fisco

-> Aprimoramento dos controles fiscais;
-> Menor tempo despendido com ações de auditores fiscais nas instalações do contribuinte;
-> Cruzamento eletrônico das informações da Sociedade;
-> Garantia de arrecadação;
-> Padronização das relações fiscais no País;
Redução custo-Brasil.
– Desvantagens:

-> Bloqueio de emissão de NF pela Receita caso ocorra algum litígio de impostos estaduais e municipais ou simplesmente por erro de preenchimento;
-> Cadeias de negócios podem ficar paralisadas em caso de pane no sistema, gerando apagões tributários;
-> Risco de Hachers invadirem os sistemas e ocorrer uma tentativa de violação de sigilo fiscal;
-> Aumentará o custo de conformidade para implantar o novo sistema;
-> Complexidade para operacionalizar;
-> Custos com treinamento;
-> Custos com implantação.

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